“Trotinetas elétricas em todos os lugares”.

Estas são as palavras que um estrangeiro que visita Itália pronuncia enquanto caminha pelas cidades. Sim, porque 2020 , como sabem, representou o ano em que se iniciou a utilização de trotinetas elétricas, tanto de particulares como de empresas, que literalmente invadiram as ruas.

 

O boom das vendas em 2020

De facto, o ano 2020 foi um período muito positivo em termos de vendas. De acordo com dados levantados pelo instituto de pesquisa de mercado alemão GfK , entre janeiro e julho o crescimento das vendas registado no setor de mobilidade elétrica foi igual a 140% com 125 mil unidades vendidas. 


O problema da "segurança" nas trotinetas elétricas

Um fenómeno, o aumento das vendas, mas não isento de consequências: A Associação de apoiantes e amigos da polícia de trânsito, afirma que um acidente grave a cada 3 dias envolve uma trotineta elétrica. Um cálculo que, entre outras coisas, obviamente só tem em conta os acidentes em que estiveram envolvidas as forças policiais e eventualmente os serviços de assistência médica.


A resposta dos especialistas

A esse respeito, os especialistas da Associação dizem que o principal motivo é encontrado na queda autónoma devido ao capotamento, sem bater em obstáculos fixos. 

Uma dinâmica certamente influenciada por fatores como a distração do condutor (pensemos, por exemplo, na utilização do telemóvel durante a condução), mas também o estado de instabilidade em que se encontram muitas ruas das cidades. Estradas estas onde trotinetas com duas rodas pequenas podem ter mais problemas de estabilidade. 


A solução: uma trotineta elétrica de três rodas

É precisamente sobre esta última questão que gostaríamos de fazer uma reflexão: e se a solução fosse uma trotineta elétrica de três rodas?

A TO.TEM , projetou a LYNX , a trotineta elétrica que faz das três rodas o seu ponto forte e o seu traço distintivo.

A presença das três rodas torna uma trotineta elétrica mais estável e segura do que uma trotineta elétrica de duas rodas. Ao realizar um questionário online a 600 pessoas e mais de 250 entrevistas, TO.TEM  percebeu que um dos grandes problemas que dizia respeito à estabilidade e à sensação de insegurança transmitida pelas duas rodas, bem como pelos apoios habituais dos pés que o obrigam a posicionar os pés um atrás do outro.


O que significa LYNX

Assim, precisamente a partir destas observações e preocupações, normalmente esquecidas pela maioria na procura de um design sustentável e minimalista, a TO.TEM concebeu não só uma trotineta elétrica equipada com três rodas como também uma plataforma de madeira suficientemente grande para colocar os pés lado a lado, dando-lhe uma experiência de condução sólida e segura.

Uma trotineta elétrica que, com as suas três rodas está em total conformidade com a lei e visa aumentar o nível de segurança em comparação com outras trotinetas. De facto, a distância reduzida entre as duas rodas traseiras faz com que sejam consideradas 'gémeas' portanto, e em total conformidade com a legislação, enquanto a articulação traseira que permite a direção das rodas traseiras aumenta significativamente a segurança e o conforto de condução.

Estes elementos fazem com que o LYNX represente o primeiro projeto que realmente tenta satisfazer as necessidades de todos os amantes de trotinetas elétricas, através de um meio de transporte que combina estabilidade, segurança e sustentabilidade.


A micromobilidade em breve nos permitirá melhorar o nosso estilo de vida, reduzindo o trânsito e a poluição das cidades. A trotineta LYNX é a solução certa para entrar neste mundo, sem descurar a segurança e produção em Itália.